Assine Já

Ambiente exclusivo do assinante
Ainda não é assinante?
Saiba mais sobre como
tornar-se VIP, receber a
revista em casa e participar
da área restrita com mais
conteúdo e promoções
exclusivas.


Newsletter Receba as últimas notícias,
promoções e lançamentos
no TATAMEShop
 
 
Ronaldo Jacaré domingo, 12 de outubro de 2008 - 07:00:01 Por Assinantes da TATAME

Um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu no MMA, Ronaldo Jacaré acabou caindo na final do GP dos médios do Dream, após finalizar Zelg Galesic na semifinal e apagar com uma pedalada de Gegard Mousasi na grande final. Antes da final, convidamos o bicampeão mundial absoluto de Jiu-Jitsu para bater um papo com os assinantes da TATAME, que puderam perguntar tudo o que sempre quiseram para o lutador. Confira abaixo o resultado desta descontraída conversa de Jaca com os fãs da TATAME.

 

Qual seu conselho para os jovens que estão começando no mundo da luta, seja no Jiu-Jitsu, Submission ou MMA? (Felipe Teixeira de Oliveira)

 

Que procurem fazer a luta que eles gostem e se sintam bem, esporte é saúde! Já o MMA é um esporte mais complexo e necessita que você treine mais de uma arte...

 

Qual lutador na sua categoria você gostaria de enfrentar no MMA? (Felipe Teixeira de Oliveira)

 

Eu nunca fui um atleta de dizer com quem quero lutar, mas aonde entro quero chegar ao topo, e para chegar ao topo você tem que passar por todos...

 

Você já enfrentou o Roger Gracie no Jiu-Jitsu e no Submission. Você tem vontade de enfrentar novamente ele, só que agora no MMA? (Felipe Teixeira de Oliveira)

 

Essa luta não tem nenhum apelo... Já nos enfrentamos varias vezes de quimono e não temos mais nada para provar a ninguém.

 

Se fosse para definir em uma palavra a importância do Jiu-Jitsu na sua vida, qual palavra seria? (Felipe Teixeira de Oliveira)

 

Uma palavra é pouco por tudo que o Jiu-Jitsu me proporcionou, mas dedicação me vem à cabeça agora.

 

Você tem desejo de lutar no UFC? (Felipe Teixeira de Oliveira)

 

Atualmente estou lutando o DREAM, um dos maiores eventos de MMA do mundo, mas quem

sabe um dia luto o UFC...

 

O que você acha que está faltando para conseguir lutar num evento de ponta, como o UFC, já que qualidade e bagagem você tem de sobra? (Antônio Rivanildson da Costa Carvalho)

 

Não está faltando nada. Já estou lutando o DREAM, um dos maiores eventos do mundo, e ainda tenho muito que mostrar nesse evento.

 

Você se considera o número um do mundo no chão? (Diego Ferrer Almeida)

 

Já fiz muita coisa e estou entre os melhores sim. Minha história no esporte não me deixa fora de ser um dos primeiros da lista, mas ainda tenho muito que aprender.

 

Você concorda com a teoria que você é melhor que o Roger no pano e ele é melhor que você sem pano? (Diego Ferrer Almeida)

 

Não concordo, mas se for ver pelos números ele está na minha frente no Submission.

 

O que você achou do comentário do seu ultimo adversário (Jason Miller), que diz que você "bate com uma moça”? (Diego Ferrer Almeida)

 

Língua não tem osso, então tem uns idiotas que falam o que querem.

 

Como está sua adaptação, estilo de vida e treinos nos EUA? (Glayson Bertolot da Silva)

 

Foi muito difícil me adaptar. Eu vivia em Manaus com amigos, ótimos treinos e de repente me vi longe disso tudo, comida diferente, estilo de vida diferente e pessoas diferentes, mas hoje me encontrei. Estou treinando com amigos, Saulo Ribeiro, Xande Ribeiro, Fabrício Morango e outros grandes atletas e aqui estou me sentindo em casa... Universidade do Jiu-Jitsu na veia!

 

Estive presente em seus dois títulos absolutos no mundial da faixa-preta e vi a rivalidade entre você e o Roger. Isso é coisa de luta mesmo, marketing ou realmente vocês não se cruzam e essa rivalidade ultrapassa a área de luta? (Glayson Bertolot da Silva)

 

Eu queria muito ganhar e ele também, então era natural a nossa rivalidade, mas fora dos tatames nos cumprimentamos. Ele é uma ótima pessoa e um ótimo lutador. Não sou de conversar muito com o Roger, mas a nossa rivalidade é dentro dos tatames.

 

Como você tem feito para manter o seu Jiu-Jitsu afiado longe de sua equipe e de seus antigos companheiros de treino que eram todos tops da arte suave? (Glayson Bertolot da Silva)

 

Estou treinando em San Diego, na Universidade do Jiu-Jitsu, e não tem como não afiar o Jiu-Jitsu, mas em Manaus, na academia ASLE, eu treinava muito bem e ganhei todos os meus títulos mundiais treinando lá.

 

Você sempre foi muito focado no Jiu-Jitsu, que acredito eu ainda seja seu carro chefe para suas lutas... Como está sua preparação, tendo em vista que agora você tem que treinar igualmente outras artes para ser top no MMA, assim como foi no Jiu-Jitsu? (Glayson Bertolot da Silva)

 

Estou treinando muito Boxe, Wrestling e Jiu-Jitsu. Estou sentindo a melhora a cada dia, estou usando o Boxe para saber a distância certa e o Wrestling para colocar para baixo... Estou aprendendo muito a cada dia e estou melhorando, e na realidade estou amando essa brincadeira.

 

Você assinou com o DREAM em um momento que o mercado japonês está em baixa... Você acredita que o mercado do Japão possa se reerguer, ou que o mercado dos EUA pode sofrer um declínio futuramente e ai você estaria no lugar certo? O que influenciou sua decisão? (Oriosvaldo Costa)

 

Japão não está em baixa. O DREAM foi o evento que me tratou bem e que me mostrou a melhor proposta, e tenho certeza que estou no lugar certo, com o evento certo.

 

Será que em um futuro próximo os fãs do Jiu-Jitsu terão a oportunidade de te ver lutando novamente de quimono? (Berzotti Lucas)

 

Já lutei muito de quimono. Luto o Mundial desde 1999, mas agora estou lutando MMA e não tenho pretensão de voltar a lutar de quimono.

 

Você acha que no MMA, existe algum lutador que tenha uma luta de solo a sua altura? (Berzotti Lucas)

 

Quando vale soco na cara as coisas mudam. Tenho certeza que existem vários que têm uma ótima técnica de solo, mas eu vivi a vida toda fazendo isso e acho difícil ter alguém que tem o solo tão refinado, assim como eu não vou ter a parte em pé tão refinada quanto um cara do nível do K-1.

 

Todos os grandes nomes do Jiu-Jitsu acabam migrando para o MMA. O que você tem a dizer sobre campeonatos onde as inscrições são por volta de 100 reais e só tem como premiação uma medalha? (Thiago Kaneko)

 

Quando eu lutava Jiu-Jitsu era muito jovem e para mim não interessava dinheiro, só a vitória. Foi ótimo eu ter passado por isso, cheguei a ir para o Rio de Janeiro só com a passagem de ida, dormia na academia sem grana e sem passagem de volta, mas com duas medalhas no peito de Campeão Mundial (CBJJ), mas isso me fez mais forte. Hoje em dia quero ter família, filho e ter grana para sustentá-los. Não posso mais lutar e gastar dinheiro por uma medalha... Amo o esporte, mas amo mais a minha família...

 

Desde que você parou de lutar de quimono apareceram grandes nomes na categoria meio-pesado, como Rômulo Barral, Tarsys, Murilo Santana... Tem alguém que você gostaria de ter enfrentado? (Thiago Kaneko)

 

Gostaria de enfrentar todos, mas infelizmente estou praticando MMA e sou funcionário de outro esporte.

 

Você já era muito conhecido na faixa-roxa... Em quem você se espelhava no começo? (Thiago Kaneko)

 

Na realidade não me espelhava em ninguém, mas me amarrava em ver o Nino lutar. Sempre procurei lutar no meu próprio estilo.

 

Você acredita que o Jiu-Jitsu possa se tornar um esporte olimpico? O que você acha que deveria mudar para isso acontecer? (Thiago Kaneko)

 

Na realidade não sei. O Jiu-Jitsu tem uma Federação que não tem eleição para presidente e sempre teve só uma pessoa no comando, é quase parecido com Fidel Castro em Cuba.

 

Quem é o melhor lutador do MMA peso por peso na sua opinião? Fedor Emelianenko, Anderson Silva ou George St-Pierre? (Thiago Kaneko)

 

Anderson Silva.

 

Para você, quem foi o maior competidor de Jiu-Jitsu? (Thiago Kaneko)

 

Saulo Ribeiro.

 

Dos ídolos do Jiu-Jitsu de outras datas, com qual você gostaria de ter feito uma luta? (Thiago Kaneko)

 

Nino Shembri.

 

Você considera hoje Manaus como o grande pólo do Jiu-Jitsu, ou acha que Rio e São Paulo ainda estão na frente? (Thiago Kaneko)

 

Pelos números, Manaus é o pólo numero um do Jiu-Jitsu.

 

Quem você acha que pode parar Anderson Silva hoje? Com mais um tempo e algumas lutas de experiência, você acha que pode derrotá-lo? (Thiago Kaneko)

 

Anderson está voando baixo e atualmente está difícil de encontrar um adversário para bater ele, Tem tanto gringo bom aí, por que eu iria querer enfrentar um brasileiro que fez tanto pelo MMA mundial?

 

Qual nome você considera o mais perigoso nessa fase final do GP? (Thiago Kaneko)

 

Eu acho que sou o nome mais perigoso do GP, mas todos os adversários são perigosos.

 

Você ainda pretende tentar o tri absoluto do mundial, para marcar de vez o seu nome como o único na historia a ganhar três vezes? (Thiago Kaneko)

 

Meu nome já esta na historia do Jiu-Jitsu e eu não pretendo tentar o Tri para fazer mais história... E quem gosta de historia é criancinha (risos).

 

Quem é o seu treino mais duro no MMA? (Thiago Kaneko)

 

Já fiz sparing com todos aqui, Brandon Vera, Maurício Shogun, Xande... Todos são muito duros e não tem treino fácil. Aqui treinamos muito, às vezes apanhamos e isso é normal, quem está na chuva sem um teto se molha.

 
 
     

 



Copyright 1994-2008 - editora TATAME Ltda. Todos os direitos reservados. All rights reserved.