Assine Já

Ambiente exclusivo do assinante Ainda não é assinante?
Saiba mais sobre como
tornar-se VIP, receber a
revista em casa e participar
da área restrita com mais
conteúdo e promoções
exclusivas.



Sugestão de Pauta Envie um tema a ser
abordado na revista ou
no site. Pode ser uma
matéria, Treino Aberto,
Entrevista ou qualquer
idéia que deixe nosso
trabalho ainda mais
interessante. Participe
agora mesmo!


Newsletter Receba as últimas notícias,
promoções e lançamentos
no TATAMEShop


 
 
Nota 10! Roger dá mais um show no Mundial domingo, 06 de junho de 2010 - 23:18:01

Por Guilherme Cruz

Colaboração Samira Bonfim, Monte Massey e Eduardo Ferreira, direto da Califórnia

Foto Eduardo Ferreira

 

Sete vezes campeão no peso, três vezes campeão no absoluto: Roger Gracie acaba de se tornar o maior competidor da história do Jiu-Jitsu. Numa atuação impecável, Roger sofreu apenas quatro pontos em toda a competição, e só não finalizou Ricardo Demente, na final do peso. A lesão de Rômulo Barral facilitou a vida do faixa-preta, que ficou com o ouro no absoluto sem precisar lutar.

 

“Eu vejo todas as pessoas de todas as academias fechando as finais, mas isso é um esporte, não acho legal. Se você compete por uma medalha, não vejo porque não lutar. Você não vai matar o cara, só vai lutar”, afirmou Roger, deixando claro que enfrentaria Barral na final do peso. Recordista de títulos, o Gracie não pensa em parar: “não vou me aposentar agora... Esse é só o começo”. Nota 10 para o Gracie, que conquistou dez títulos na faixa-preta.

 

Mas o Mundial 2010 também contou com outros grandes destaques.

 

(VEJA AQUI A COBERTURA EM TEMPO REAL DAS FINAIS DO MUNDIAL)

 

MALFACINE BATE RECORDE ENTRE OS GALOS

 

Antes do Mundial, o clima estava tenso entre Bruno Malfacine, atual campeão, e Caio Terra. Pelo desenho das chaves, tudo indicava para uma possível final entre eles. E foi o que aconteceu. Num duelo bastante movimentado, com muitos ataques no pé, Malfacine brilhou e entrou para a história como o único tricampeão da categoria, vencendo nas vantagens. “Treinei muito para chegar na melhor forma... O Caio é um atleta duro, embora ele não tenha me respeitado... Falaram muitas coisas, mas eu não falo, venho aqui e provo”, alfinetou o campeão. “Foi uma luta bem estratégica, ele amarra muito, eu queria soltar o jogo”.

 

GRACIE BARRA DOMINA O PLUMA

 

Guilherme Mendes era a grande aposta entre os plumas, mas acabou surpreendido e eliminado em sua primeira luta, por Paulo Mello. A zebra caiu nas quartas de final, e a equipe Gracie Barra dominou a categoria até a final, fechando com Pablo Silva e Samuel Braga. “É o meu primeiro ano, ele já é tricampeão, então resolveu me dar o título”, afirmou Pablo, explicando porque ficou com a medalha de ouro ao fechar a não lutar a final com o amigo.

 

RAFA QUEBRA HEGEMONIA DE COBRINHA

 

Rubens Cobrinha queria fazer história e se tornar o único pentacampeão entre os penas, e a aguardada final entre ele e Rafael Mendes aconteceu. Assim como no Mundial Profissional de 2009 e no ADCC, quem se deu melhor foi o jovem Mendes, que venceu Cobrinha pela quarta vez e conquistou o único título que faltava em sua coleção. “Me sinto muito bem, é um sonho”, comemora Rafa, que impediu o pentacampeonato de Cobrinha nas vantagens. “Essa é a quarta vez que ganho dele, e a estratégia sempre foi finalizar. Pra mim não existe talento, o que existe é treinamento”.

 

LANGHI SUPERA DUELO PESSOAL COM CELSINHO

 

Campeão mundial em 2009, Michael Langhi não havia enfrentado Celsinho Venícius na campanha do ano passado. O clima sempre foi acirrado entre ambos, com provocações sobre quem seria o número um dos leves no mundo. O peso estava concorrido neste ano, com nomes como Gilbert Durinho, Lucas Lepri e Jonathan Torres em ação, mas Langhi deu show e conquistou o suado bicampeonato com uma vitória na final sobre Celsinho, mostrando que veio para ficar num dos pesos mais movimentados do Mundial.

 

MARCELINHO É TETRA E VOLTA PARA FICAR

 

Quando era bicampeão mundial, Marcelinho Garcia anunciou que daria um tempo nos tatames para lutar MMA. Anos depois, o faixa-preta voltou com estilo e venceu seu terceiro mundial, em 2009. No ano seguinte, ele queria fechar novamente a categoria com Serginho Moraes, mas Cláudio Calasans frustrou seus planos e o forçou a lutar até a final. “Não foi uma das lutas mais fáceis”, brincou o tetracampeão, que passou por um sufoco nos segundos finais, quando Calasans foi para o tudo ou nada. “Estou acostumado com isso, quando o cara vem com tudo... Vocês viram como me defendi... Eu não tenho muita estratégia, apenas coloquei no tatame tudo o que treinei”, finalizou o atleta da Alliance.

 

TARSIS NÃO FINALIZA, MAS SUPERA BARRAL

 

Finalista do absoluto, Rômulo Barral era o favorito pra levar o título no peso, mas não deu certo. Tarsis Humphreys atacou o joelhou e causou uma lesão em Barral, que teve que deixar a final do peso e absoluto. "Minha estratégia era puxar o Rômulo para a guarda e tentar colocar um jogo ofensivo. A guarda do Rômulo era difícil de passar”, comentou o novo campeão, que conseguiu vingar a derrota na final do Mundial de 2009 e faturar o título inédito.

 

BERNARDO CONFIRMA BOA FASE CONTRA XANDE

 

Xande Ribeiro era o grande favorito no peso e um dos nomes mais cotados no absoluto, mas, ao perder na semifinal do absoluto para Barral, seu foco voltou completamente para o peso pesado. Porém, o jovem Bernardo Faria, que havia vencido peso e absoluto no Pan-Americano, além do peso no Europeu e o absoluto no Brasileiro, não veio para brincadeira. “Esse é o melhor dia da minha vida... Sempre sonhei com esse dia”, comemorou Bernardo, que chorou bastante após a vitória sobre Xande, conquistada com uma raspagem a menos de três minutos para o fim da luta.

 

QUEM SEGURA ROGER GRACIE?

 

Essa é a pergunta que todos se fazem após assistir de camarote a mais uma performance irretocável do Gracie. Sofrendo apenas quatro pontos durante todo o Mundial, Roger finalizou cada um dos adversários até a final, quando enfrentou Ricardo Demente. Para se ter noção da soberania do campeão, Demente foi o único a fazer o Gracie lutar por 10 minutos. E perdeu por 13x2. “Não tem segredo... É dedicação, acreditar em si e ter objetivos”, sintetizou Roger, que faturou seu sétimo título na categoria. Alguém duvida que ele será o grande favorito no Mundial 2011?

 

CAVACA ATACA OS PÉS E CHEGA AO TOPO

 

Único faixa-preta a finalizar na grande final, Rodrigo Cavaca deu show na Califórnia. Após eliminar o bicampeão absoluto Márcio Pé de Pano com um triângulo, Cavaca atacou os pés de Antônio Peinado e Roberto Abreu Ciborg para faturar o título do pesadíssimo. “Estou me sentindo bem demais, era o único título que eu não tinha. Eu fiz sete lutas e finalizei seis, só perdi para o Roger (no absoluto)”, comemora Cavaca. “Das seis lutas que finalizei, cinco foram nessa posição (no pé)”, vibra o campeão.

 

MULHERES DÃO MAIS UM SHOW NA CALIFA

 

A cada Mundial as mulheres protagonizam lutas ainda mais emocionantes. Apesar do absoluto feminino ter terminado sem final, graças às vitórias das amigas Luanna Alzuguir e Gabi Garcia, os pesos trouxeram emoção de sobra. Ouro no absoluto, Luanna acabou caindo na final do peso leve com sua rival Kyra Gracie, que vingou a derrota de 2009 na decisão dos juízes, após o empate sem pontos. “Treino muito para isso. Ela tem uma guarda muito boa, lutamos cinco vezes e sabia que hoje era o meu dia. Sempre quero vencer com finalizações, mas o nível do Mundial é muito alto”, comemora Kyra.

 

No pluma, o show mais uma vez foi de Letícia Ribeiro, que finalizou sua primeira luta e bateu Sofia Amarante por 6x0 na final, faturando o pentacampeonato. Será que ela volta para o hexa em 2011? “Treino forte todo dia desde que comecei minha carreira no Jiu-Jitsu, então os resultados vêm”, disse a campeã. O peso pena foi dominado pela Gracie Barra, mas, para a alegria da torcida que foi ao ginásio de Long Beach, na Califórnia, rolou final. Com uma passagem, Bianca Barreto superou a amiga Fabiana Borges e faturou o título.

 

O peso médio foi dominado pela gringa Hillary Willians, que bateu Carol de Lazze na grande final. “Meu Deus, ela é forte”, desabafou a campeã após a vitória. "Já lutei com ela no Mundial Profissional e ela é muito dura, mal sinto as minhas mãos agora. Ela é boa em tudo, mas eu consegui dessa vez”, comemora. A peso pluma Michelle Nicolini arriscou, lutou de meio-pesado no Mundial e se deu bem. “Não é o meu peso normal, mas decidi me arriscar e consegui... Vou fazer um churrasco com os meus amigos da Checkmat”, comemora a faixa-preta, que venceu Penny Thomas por 3x2 nas vantagens e ficou com o ouro.

 

Deixando o absoluto na mão da amiga, a faixa-marrom Gabi Garcia brilhou mais uma vez no peso e faturou o título ao anotar 7x0 contra Katrina Weilbache, que havia eliminado Luciana Dias. “Estou me sentindo muito feliz. Consegui fazer um trabalho completo esse ano, ganhando o peso e absoluto do Pan-Americano, Mundial e Mundial Profissional”, festeja, querendo mais. “Quero continuar treinando cada vez mais, tem muita adversária difícil aí... E quero buscar o tricampeonato no peso pesado”, finalizou.

 

O Mundial terminou, mas a ação continua na TATAME. Fique ligado para conferir entrevistas, galerias de fotos e tudo sobre o maior torneio de Jiu-Jitsu do planeta! Clique aqui para acompanhar as notícias na área exclusiva do Mundial 2010 na TATAME.

 

ESTA COBERTURA TEM O PATROCÍNIO DE KEIKO SPORTS E ROYAL COMBAT


Comente essa e outras notícias no Fórum TATAME


Quer deixar seu comentário? Faça login ou cadastre-se!
As mensagens e comentários publicados neste mural não refletem a opinião da revista, cabendo aos autores a responsabilidade pelas mesmas. Em caso de dúvida, entre em contato com a redação através do email: revista@tatame.com.br.
     
marcio fernandes 03/02/2012 23:25 P/ JULIANO RAMOS Correto seu ponto de vista!
Elton bruno 03/02/2012 22:51 acrovaz tu acha que o bisping e o sonem ganhariam do arona , eles levariam um pau .... guerreiro guerreiro volta trigre
Elton bruno 03/02/2012 22:48 acrovaz cara tu nao entende de lutas, pois arona e melhor que muitos que estao no ufc ,o que acontece e que ele esta sem equipe pois a galera que treinava com ele ,virou as costas pra ele minotauro anderson e ai vai.... pois tem muitos la que nao passariam do primeiro roud com ele.
Rodrigo Felipe 03/02/2012 20:56 A M-1 GLOBAL ESTRAGOU Tudo! NEM ADIANTA FICAR Sonhando COM Fedor VS JON Jones, A M-1 SÓ Permitiria ESTA LUTA SE Ganhasse UMA Bolsa Digna DE MEGA SENA Acumulada E COMO O DANA White NÃO Depende DO Fedor PRA NADA Então Alguem TEM QUE Ceder! só Tenho DÓ DO Gegard Mousasi QUE É NOVO Ainda E TEM UM Estilo Semelhante AO DO Shogun!
Leitao 03/02/2012 20:42 ARONA NÃO!!! Campanha a favor do desajeitado Arona. Pelo amor de Deus... o cara só tinha brutalidade em quedas.. não sabia fazer MMA. Muito cego em pé... Todo desajeitado... Manda ele para Abu Dhabi e campeonatos de JJ.
veja mais comentários
 

mais notícias
 
     

 



Copyright 1994-2010 - editora TATAME Ltda. Todos os direitos reservados. All rights reserved.