Líder da equipe Barbosa Jiu-Jitsu, Marcos Barbosinha está feliz com o desempenho do time em 2010, mas espera bons frutos ainda no final do ano. Um dos responsáveis por organizar a World Cup, campeonato da WLPJJ que pagará 100 mil reais em prêmios, o faixa-preta conversou com a TATAME sobre suas expectativas para o campeonato e a importância da premiação em dinheiro para a vida do atleta. “Acredito que a maioria luta porque gosta, mas com dinheiro fica mais fácil. Quando eu competia, raramente vi competições com dinheiro, e isso é um estímulo para os mais novos. Se o cara tiver garra, dá para ganhar uns 40 mil dólares só em competições em 2011”, afirmou Barbosinha, garantindo que a equipe vai em peso no torneio.
Qual a expectativa para a World Cup?
São as melhores possíveis, o evento já está todo pago. As pessoas já depositaram sua confiança no evento, nunca demos furos com ninguém, e o campeonato está muito bem organizado, assim como foram as outras edições. A expectativa é das melhores.
A equipe foi bem na SP Cup, com três dos quatro semifinalistas no absoluto, mas acabou sem o título na disputa de cinturão, contra o Cavaca. A equipe vai em peso mais uma vez?
Com certeza... Esse é um evento importante, não só pela qualidade dos atletas que entram, mas também pelo dinheiro... É uma boa grana! Dá para fazer uma brincadeira boa no fim do ano (risos), cinco mil reais na categoria é um bom incentivo.
Quem serão os grandes nomes da equipe no torneio?
Thiago Alves, Murilo Santana, Adriano Silva... Temos ainda dois garotos novos, que vieram do interior, João e Paulo, dos irmãos gêmeos, que vão dar o que falar. Vou deixar eles de azul ainda este ano... Aqui dentro da academia eles não devem nada a ninguém, e treinam com faixas marrom e preta. Tem uma renovação boa vindo na azul e roxa, graças a Deus.
Qual a importância da premiação em dinheiro?
Dinheiro é sempre um estímulo a mais. Acredito que a maioria luta porque gosta, mas com dinheiro fica mais fácil. Como a maioria das pessoas da luta já tem uma precariedade em termos de dinheiro, fica difícil manter o treino, viajar... Além de poder se projetar, ainda tem o estímulo do dinheiro. A Confederação faz a parte dela, fomenta o Jiu-Jitsu, mas oferecer dinheiro é uma maravilha. Quando eu competia, raramente vi competições com dinheiro, e isso é um estímulo para os mais novos. Se o cara tiver garra, dá para ganhar uns 40 mil dólares só em competições em 2011.
O que você acha do incentivo da premiação também para os menos graduados?
Os faixas-pretas vão entrar em peso, porém eles se conhecem muito e vêm lutando entre si há muitos anos, sabem quem é quem, e muitas vezes os faixas pretas deixam de competir quando sabem que terá muitos nomes duros. Mas na azul e roxa ainda não se conhecem muito, então muita gente entra pelo estímulo do dinheiro e para querer chegar lá em cima. O garoto, vencendo uma competição dessas, vai chegar mais forte na próxima faixa.
Você vai ficar responsável pela arbitragem mais uma vez? Que balanço você fez das últimas edições e o que espera para a última etapa do ano?
Eu fico no controle, mas as pessoas que estão lá são competentes. Conseguimos acertar alguns detalhes na National Cup e nossa meta é melhorar sempre. Como sempre a arbitragem é o tendão de Aquiles de qualquer competição, mas conseguimos