Preparador físico: ‘Anderson está a 2kg do peso e muito forte’

Faltam poucos dias para o UFC Rio 3, que acontece na HSBC Arena, dia 13 de outubro. E os lutadores começam a entrar na fase de corte drástico de peso – alguns chegam a emagrecer 10kg em uma semana. O caso de Anderson Silva, no entanto, é diferente. O campeão dos pesos médios faz a luta principal do evento, contra Stephan Bonnar, na categoria meio-pesado (até 93kg). Por isso, não está sofrendo tanto com a balança, e já está bem próximo do peso ideal.

Preparador físico de Anderson Silva e um dos líderes da academia X-Gym, Rogério Camões destacou a tranquilidade do trabalho sem a necessidade de corte de peso.

“O Anderson está somente dois quilos acima do peso, então já o consideramos pronto para a balança. Na sexta-feira teremos uma reunião com o corpo médico que cuida dele para ver a melhor forma de cortar o que resta, mas ele está muito forte, com o trabalho bem feito e com uma alimentação muito boa. Ele costuma treinar normalmente com 93kg, para descer até 84kg e depois lutar com cerca de 90kg. Só fizemos treinos específicos para essa luta”.

Anderson Silva foi escalado para enfrentar Stephan Bonnar com menos de um mês de antecedência, para “salvar” um card prejudicado por lesões. Nem o pouco tempo de preparação, nem o fato de volta a lutar até 93kg preocupam Rogerão, que vê o brasileiro em vantagem por já ter passado por um grande período de treinos para enfrentar Chael Sonnen.

“O Anderson vem desse combate contra o Sonnen, quando fez oito semanas de trabalho muscular, e teve como base o treinamento de força. Ele se manteve ativo, então só dei continuidade ao que já foi feito e os treinadores especificaram detalhes em cima do Bonnar. Essa é a terceira luta do Anderson até 93kg no UFC e ele está bem adaptado”.

Notícias relacionadas