Coluna Dicas de Coaching: 'o quebra-cabeça da vitória'; aprenda como criar um objetivo vencedor

Tatame

09/09/2016 09:20

Acredito que em algum momento da sua vida você já tenha montado um quebra-cabeça. Para isso, é preciso retirar um monte de pequenas peças de dentro de uma caixa, colocá-las sobre uma superfície plana e começar a conectar as pequenas peças umas nas outras, até formar a figura proposta que está na caixa 

A pergunta é: você já tentou montar um quebra-cabeça sem olhar a figura que está na caixa? Provavelmente, a resposta é não, mas imagine por um momento receber um quebra-cabeça complexo, com 500 pequenas peças e tentar montá-lo sem olhar para a caixa. Mesmo você sabendo do que se trata a figura, será muito desgastante e praticamente impossível conseguir, dado o alto nível de detalhamento.

É exatamente o que fazemos quando não temos objetivos bem claros. Imagine que o seu objetivo final é a caixa do quebra-cabeça. Suas pequenas peças são seus objetivos diários, e conectá-las de forma correta são suas atitudes diárias que te levarão ao sucesso. Uma de cada vez, até tudo estar completo, 100% formado.

639x413
Em seu novo artigo, Andrey cita o quebra da vitória e a construção de objetivos (Foto divulgação)


A "caixa do quebra-cabeça" ou "o nosso objetivo" precisam estar bem definidos e serem consultados diariamente. Isso fará com que nossas ações sejam muito mais poderosas e assertivas. Senão, a tendência é darmos mais importância aos problemas do que as soluções, o que é o caminho inverso.

- Dica do Coach: vamos aprender a definir nosso objetivo de forma simples e eficaz

Aconselho que você pegue papel e caneta e responda as perguntas abaixo:

- Qual é o meu objetivo? O que eu quero exatamente ser ou conquistar? (Exemplo - Campeão mundial)
- Porque ser ou conquistar isto é importante para mim?
- Como será o dia que eu conseguir esse resultado? (descreva com criatividade e com suas palavras)
- Como vou estar me sentindo quando alcançar este objetivo?
- Qual a data específica ou em quanto tempo alcançarei meu objetivo? (Não importa se houverem possíveis alterações. Defina o que é mais provável hoje)
- Como saberei que a cada dia estarei dando um passo a mais na direção deste objetivo?

Seja qual for o seu objetivo, invista seu tempo de forma inteligente. Pare tudo e construa a "caixa" do seu "objetivo” (respondendo as perguntas acima). Crie o hábito de manter os olhos nela todos os dias, pela manhã e à noite. Assim, seu cérebro vai entender o que você precisa fazer, e suas estratégias e atitudes diárias serão direcionadas à realizações com muito mais energia e vigor. Até que todos seus objetivos sejam alcançados.

Agora é uma questão de escolha. Escolha avançar. Escolha lutar. Escolha conquistar. Um pouco a cada dia. Peça por peça do seu quebra-cabeça. E o velho Samurai disse: “Jovem guerreiro, o que você fez hoje? Caminhei na direção da minha vitória”. Para maiores informações, veja: http://coachandrey.com.br/inicio ou pelo e-mail contato@coachandrey.com.br / https://www.instagram.com/coachandreyfigueiredo/