Coluna Dicas do Coach: ser 'perfeito' ou 'autêntico'? Confira o primeiro passo para evoluir e opine

Tatame

10/02/2017 10:26

SER "PERFEITO" ou SER "AUTÊNTICO"?

Você já se sentiu extremamente pressionado para não errar ou não fracassar durante um treino? E então, para não “fazer feio” diante do seu professor, treinador ou amigos de treino:

- Fez aquele treino “feijão com arroz” que está acostumado.

- Não arriscou nada de novo.

- Disse em voz alta que estava cansado ou deu uma desculpa para não treinar?

Normal. Quem nunca fez isso? Mas quando isso se torna uma constante diante de desafios, CUIDADO! Você pode estar caindo na armadilha do "SEJA PERFEITO".

De acordo com o grande escritor e palestrante americano Jim Ronh: "Seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que você se torna".

Eu acredito que, para ter sucesso em qualquer área, eu preciso trilhar a estrada do autodesenvolvimento, e trilhar significa ir de um ponto ao outro. Do ponto "A" ao ponto "B".
Conhecemos bem o ponto "B":

- Realizar um sonho.
- Cumprir um objetivo.
- Conquistar algo que desejamos.

619x414
Seminário de Controle Mental para treinos e competições realizado na academia do Mestre Carlos Dorado, em Florianópolis (Foto Divulgação)


Mas para traçarmos o caminho e a estratégia, precisamos conhecer bem onde nós estamos. Ou seja, o ponto "A". Se meu sonho é ir à Roma, preciso saber e aceitar que estou no Brasil. Se eu achar que estou na França, nenhum caminho me levará à Roma, e meu sonho será sempre um sonho.

Por isso, sempre que tenho um objetivo ou sonho, procuro definir exatamente onde estou, sem nenhuma vergonha, sem querer me enganar, ser o mais autêntico possível.

Aí então:

- Medir os recursos.
- Traçar a estratégia.
- Consultar pessoas que já chegaram lá.
- Buscar conhecimento e autodesenvolvimento.
- Aproveitar a jornada.

Quando tento proteger meu “ego” de julgamentos, entro na armadilha que chamo de módulo mental “SEJA PERFEITO”. Neste módulo, existe:
- Muita pressão.
- Lesões.
- Cansaço.
- Pouca, ou nenhuma evolução.

E todas as estratégias e caminhos me levam a andar em círculos. Assim, dificilmente alcançarei meu sonho. Quando estou no módulo mental "SEJA AUTÊNTICO":

- Não tenho vergonha.
- Não tenho pressa.
- A cobrança diminui.
- O gás aumenta.
- O jogo fica solto e divertido
- Aparecem novos movimentos e novas oportunidades.

Posso ser o melhor de mim, pois estou em paz com quem eu sou e com o que tenho. Então, a evolução é certa. Concordo com Jim quando ele diz: “Aprenda a ser feliz com o que você tem enquanto persegue tudo o que você quer”.

Agora a escolha é sua: SER "PERFEITO" ou SER "AUTÊNTICO"

E o velho samurai disse:

- Guerreiro, quem é esse no espelho e o que ele quer?
- Esse sou EU. Só quero evoluir.